Sete dicas para ter um intestino saudável

Sete dicas para ter um intestino saudável

Bom funcionamento do intestino é fundamental para o corpo

O intestino é responsável pela absorção de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas ao organismo, além de produzir vitaminas e minerais, melhorar a pele, unhas e cabelos e também ajudar a prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer ao diminuir a entrada de radicais livres na circulação.

Ele responde por grande parte da nossa defesa imunológica – mais de 70% das células de defesa do nosso corpo estão nele. A integridade do aparelho digestivo, bem como do sistema imunológico, é necessária porque eles serão os primeiros a entrar em contato com substâncias estranhas ao corpo.

O intestino é considerado por muitos pesquisadores como nosso segundo cérebro, pois 80% da serotonina, neurotransmissor responsável pela alegria, são produzidas nesse órgão, relacionando-o intimamente com a sensação de bem-estar, humor, disposição, vitalidade e alegria.

Quando o intestino está mal, o organismo como um todo perde. Por isso, o seu funcionamento é fundamental para manter a saúde do corpo como um todo.

Veja dicas simples de como manter a saúde intestinal:

1. Não fique sem tomar café da manhã. Esta refeição é importante, em todas as idades, para dar ao corpo a energia necessária para enfrentar o dia.

2. Faça uma alimentação variada e equilibrada. A dieta diária deve conter todos os nutrientes que o corpo precisa, com proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais . Dê preferência à produtos da estação e varie os pratos ao longo do dia.

3. Consuma fibras à vontade – excelentes para saúde e intestinos preguiçosos. Elas são encontradas em frutas, legumes, cereais integrais e leguminosas.

4. Lembre-se dos probióticos. Presentes nos iogurtes e em leites fermentados, por exemplo, eles são micro-organismos amigos que promovem um ambiente intestinal saudável, promovem o equilíbrio da flora intestinal, ajudam a prevenir distúrbios intestinais e a promover as funções de defesa do intestino.

5. Beba muita água. O corpo deve ser sempre hidratado. O ideal é consumir de 1,5 a 2 litros de água por dia, a fim de estimular a regularidade intestinal.

6. Consuma doces, temperos fortes e sal com moderação.

7. Mexa-se! A atividade física regular (incluindo andar e subir escadas) é importante para a saúde do organismo. Praticar exercícios melhora a circulação, acelera o metabolismo, estimula o bom humor e ajuda a manter o peso corporal ideal.

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