Perguntas Frequentes

As colocações a seguir têm o objetivo de destacar aspectos mais relevantes sobre a doença hemorroidária e não substituem a orientação médica, que deve ser prioritária.

As respostas abaixo não devem ser utilizadas como diagnóstico.

Como saber se o ritmo de funcionamento do meu intestino é considerado normal?

O número normal de evacuações varia de duas a três vezes por semana e até duas a três vezes ao dia. A função intestinal pode ser afetada pela dieta, pelo estresse e por outros fatores, como a falta de atividade física.

 

 

Que especialidade médica devo procurar?

O médico certo é coloproctologista, médico especialista no tratamento de doenças do intestino grosso, reto e ânus.

 

 

Pessoas que têm varizes são mais propensas a ter doença hemorroidária?

Não. Não há comprovação científica de que as pessoas com varizes nas pernas são mais propensas a desenvolverem doença hemorroidária.

As hemorroidas dilatadas podem voltar após a cirurgia?

Sim. Cada técnica cirúrgica tem uma taxa de reincidência da doença hemorroidaria. O procedimento com uso do  grampeamento cirúrgico, por exemplo,  apresenta  de 10 a 15% de reincidência, enquanto a Desarterialização Hemorroidária Transanal guiada por Doppler tem 5%.

A doença hemorroidária podem se transformar em câncer?

Não. Mas é preciso atentar-se para não confundir os sintomas, pois um dos sinais de câncer colorretal é o sangramento. Logo, assim que perceber qualquer alteração como sangue vivo ao evacuar, prisão de ventre ou diarreia procure um coloproctologista.

Sexo anal provoca prolapso hemorroidário?

Ao contrário do que muita gente pensa, o sexo anal não provoca doença hemorroidária. No entanto, deve ser evitado por quem já apresenta prolapso hemorroidário – a prática pode agravar o quadro e causar muita dor.

Cuidados: É recomendado o uso de camisinha durante o sexo anal, pois previne doenças sexualmente transmissíveis e infecções.

Pimenta favorece a doença hemorroidária?

Ingerir pimenta não causa doença hemorroidária. Mas, quem tem hemorroidas para fora (níveis três e quatro ) deve evitar a ingestão de alimentos apimentados, pois pode sentir ardor e dor ao evacuar.

Parto normal provoca doença hemorroidária?

O parto normal não provoca doença hemorroidária. O esforço físico do parto pode desencadear o problema, mas apenas em que já possui o transtorno ou em mulheres que têm pré-disposição.

Hemorroidas X Doença Hemorroidária

Hemorroidas são estruturas naturais do corpo humano. São vasos sanguíneos localizados no interior do canal anal.

Já doença hemorroidária é o resultado da dilatação excessiva das hemorroidas, que pode ser causada por: predisposição genética, obstipação (prisão de ventre), dieta pobre em fibras, esforço físico excessivo e gravidez.

Logo, toda pessoa tem hemorroidas, mas não necessariamente desenvolverá a doença hemorroidária.

Sem comentário ainda

Deixe uma resposta