Alimentos e temperos podem ajudar a melhorar a constipação

Abacate, Curcuma e alimentos ricos em Vitamina D são escolhas eficientes para ajudar no funcionamento do intestino

 abacateVocê sabia que a cada três mulheres, duas tem problemas intestinais? Segundo uma pesquisa feita pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o mais comum é a constipação. A prisão de ventre não ataca só o organismo, mas também a parte emocional. 69% acreditam que o problema impacta o humor e 50% dizem sentir também cansaço como falta de concentração.

O abacate é uma das frutas que podem ajudar no funcionamento do intestino. Muitas pessoas tem receio em consumir essa fruta, pois alegam que é gordurosa, mas todos se esquecem que são gorduras boas e com propriedades laxativas. As gorduras monoinsaturadas podem auxiliar na lubrificação das fezes impedindo o efeito da constipação e ajudando na hora de evacuar. O abacate pode ser consumido todos os dias no máximo 100 gramas por dia.

Um tempero muito utilizado na Índia é o Curcuma, mais conhecida como Açafrão. Ele tem componentes bioativos com propriedades medicinais e poderes anti-inflamatórios e antioxidantes. Reduz o risco de doenças do coração e artrite, previne e trata Alzheimer e combate doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento. Também tem benefícios incríveis contra a depressão.

A vitamina D é um nutriente essencial para manter a saúde da nossa pele e ossos. Os benefícios são: fortalecimento dos ossos, proteção do coração, prevenção e controle do diabetes, auxilia no tratamento de doenças autoimunes, previne e ajuda no tratamento do câncer, previne gripe e resfriado, combate a pressão arterial, controle de peso e diminui o risco de tumores. A vitamina pode ser encontrada no leite, salmão, sardinha, óleo de fígado de peixe, cogumelo, ovos e alguns cereais. Para manter um bom nível é ideal tomar sol de 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia.

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